viajar de avião

CONFIRA DICAS PARA QUEM VAI VIAJAR DE AVIÃO PELA PRIMEIRA VEZ!

Antes da viagem

– A passagem pode ser comprada de várias formas: em escritórios de agências de turismo, direto com as companhias aéreas (pela internet, por telefone ou nas lojas físicas) ou em sites que comparam preços na internet.

– Em viagens internacionais, verifique com antecedência as exigências do país de destino, como seguro internacional, vacinas e visto. Tenha sempre seu passaporte e documentos pessoais atualizados, passaportes e vistos, precisam ter no mínimo, seis meses de validade na data da viagem.

– Para voos domésticos, é necessário apresentar somente o documento de identidade antes e durante o embarque.
Veja com antecedência a melhor maneira de chegar ao aeroporto, informe- se sobre o limite de bagagem, caso exceda, será necessário pagar uma tarifa estipulada pela companhia aérea escolhida. Confira também o que não pode ser levado na bagagem, como objetos pontiagudos e inflamáveis.

– Não se esqueça de identificar sua bagagem, para reduzir as chances de ter sua mala confundida durante o desembarque.

– Leve em conta a temperatura do lugar de saída e do destino. É bom levar um casaco, pois o ar condicionado dentro do avião pode estar forte.
Levar um lanche na bolsa, pode ser útil em voos curtos, e em voos longos, quando pode haver uma distância grande entre as refeições.

 

No aeroporto

– Chegue com a antecedência pedida pela companhia aérea. O recomendado, na maioria dos casos, é ao menos uma hora antes para voos nacionais e no mínimo duas horas para voos internacionais.
– Dirija-se ao balcão de check-in da sua companhia aérea, para identificar –se, despachar as bagagens e emitir o cartão de embarque.

– Após o check-in, é obrigatório passar por um detector de metais e deixar a bagagem de mão em uma esteira ligada a um aparelho de raios X. Antes de passar pelo detector, deixe objetos metálicos nas bandejas que estarão disponíveis. Muitas vezes isso inclui cintos, moedas, chaves e sapatos metalizados, que serão devolvidos assim que passarem pelo dispositivo.
– Vá até o portão de embarque indicado no bilhete, se não estiver escrito lá, veja a informação no monitor que mostra a porta correspondente a cada voo.
– Uma vez no portão, veja se o número do seu voo está escrito no monitor que fica no alto da porta. Fique atento aos chamados pelo alto-falante, pois o portão pode ser alterado no meio do caminho.

 

No avião

– Dirija-se ao assento marcado no cartão de embarque.
– Preste atenção às explicações dos comissários de bordo sobre os procedimentos de segurança. Não é permitido fumar a bordo, inclusive nos banheiros, onde há detectores de fumaça, celulares precisam ficar desligados.
– É comum que ocorram turbulências (quando o avião balança devido ao movimento do ar) isso não significa que o avião irá cair, a recomendação é apenas que os passageiros fiquem sentados e mantenham os cintos afivelados.
– Muita gente sente desconforto ou pressão nos ouvidos, principalmente na decolagem e no pouso, mascar chicletes ou simular bocejos ajuda a aliviar o incômodo.
– Em viagens muito longas, não se recomenda ficar o tempo todo sentado, melhor dar uma volta para ativar a circulação.

 

Ao desembarcar

– Existem voos diretos, com escala ou com conexão. No primeiro caso, o avião só para na cidade de destino, quando o voo é com escala, ele aterrissará em uma ou mais cidades, mas os passageiros devem permanecer dentro da aeronave o tempo todo. Nos voos com conexão, é preciso trocar de avião, nesse caso, basta seguir as instruções de funcionários que estarão na saída orientando o que devem fazer os passageiros “em trânsito” para cada cidade.
– Ao sair do avião, fique atento para não esquecer seus pertences.
– Se a viagem for para o exterior, vai ser necessário passar pelo balcão da imigração, onde será pedido o cartão de embarque e o documento (quase sempre, o passaporte). É bom ter em mãos também o voucher com a reserva do hotel ou o endereço da casa onde você vai se hospedar, assim como eventuais documentos extras exigidos pelo país de destino.
– Dirija-se à esteira de bagagens, geralmente, há uma televisão em cada esteira que mostra de qual voo são as malas que passarão ali.
– Muitas malas são parecidas e é comum que as pessoas se confundam. Confira se a identificação colocada pela companhia aérea no volume tem o mesmo número que está no seu cupom de bagagem.
– Se a mala não chegar, procure a companhia área, em geral, elas possuem um balcão na própria sala de desembarque.

 

 

 

 

Este artigo foi originalmente publicado no site de notícias G1 e adaptado para o site Mais Viagens.

Nenhuma mensagem

Deixe uma mensagem

AINDA TEM DÚVIDA?

Fale agora conosco,
Help Center ininterrupto 24 horas todos os dias!

Nextel
55 11 94038-7799
Nextel
55 11-7872-4783
Whatsapp
55 11 94038-7799

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA COTAÇÃO

CONFIRA DICAS PARA QUEM VAI VIAJAR DE AVIÃO PELA PRIMEIRA VEZ! - 1102