aviao2

Primeira vez num avião? Confira aqui as dicas!

Confira dicas para quem vai viajar de avião pela primeira vez:

Antes da viagem

– A passagem pode ser comprada de várias formas: em de agências de turismo, direto com as companhias aéreas (pela internet, por telefone ou nas lojas físicas) ou em sites que comparam preços na internet. O mais indicado é comprar com um agente de viagens de sua confiança.

– No caso de viagens internacionais, informe-se no consulado do país a ser visitado se é necessário ter um visto para ser admitido e se há necessidade de tomar alguma vacina e com que antecedência.

– Se for viajar para o exterior, lembre-se de fazer um seguro internacional. Ele é obrigatório em muitos outros países.

– Veja com antecedência a melhor e mais rápida maneira de chegar ao aeroporto. Quanto mais longe for o aeroporto, mais cedo você terá que sair.

– Procure saber quantos quilos de bagagem é permitido levar. Em quase todos os casos, quando o bilhete contempla franquia para bagagem despachada, o limite é de um volume de 23 kg, exceto em classe executiva, cujo peso das malas e quantidade é maior. Além disso, pode-se levar na mão um volume de 10 kg.

– Lembre-se de que, normalmente, a mala costuma voltar mais cheia do que na ida. Portanto melhor não enchê-la totalmente. Para a bagagem que exceder o limite de peso ou para despachar volumes extras, será necessário pagar uma tarifa estipulada pela companhia aérea.

– Confira com a companhia aérea o que não pode ser levado na bagagem de mão. Entre as restrições, estão líquidos acima de 100ml, objetos perfuro-cortantes ou pontiagudos (como tesouras, alicates), quaisquer tipos de armas e inflamáveis. Caso você se esqueça disso, eles terão que ser descartados (jogados no lixo mesmo!) no aeroporto quando passar pela vistoria de bagagem no embarque.

– Sempre colocar etiqueta de identificação em todos os seus pertences. Também colocar adesivos ou fitas coloridas para reduzir as chances de que suas malas sejam confundidas com outras parecidas na hora do desembarque.

– Ao escolher a roupa para viajar, leve em conta a temperatura do lugar de saída e do destino. Um vestuário de meia estação costuma ser a melhor pedida. Mesmo no verão, é bom levar um casaco leve pois o ar condicionado dentro do avião normalmente é regulado para uma temperatura que varia entre 21 e 23 graus.

– Não esqueça de levar os documentos que deverão ser apresentados para o embarque: documento de identidade com foto no caso de voos domésticos e passaporte no caso de voos internacionais (para Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Equador e Colômbia é aceito o RG original).

No aeroporto

– Chegue com a antecedência recomendada pela companhia aérea, ou seja, ao menos duas horas antes, para voos nacionais e no mínimo três horas para voos internacionais.

– Dirija-se ao balcão de check-in da sua companhia aérea levando as malas, o voucher e os documentos de identificação. Se houver mais de uma fila, peça ajuda aos funcionários que organizam o fluxo de passageiros. O check-in é o momento em que a companhia aérea identifica o passageiro, despacha as bagagens e emite o cartão de embarque.

– Caso não haja bagagem a despachar, em voos nacionais, o check in pode ser feito on line, no site ou aplicativo da companhia e você já estará com seu cartão de embarque em mãos, podendo se dirigir diretamente ao embarque, sem ter que ir para a fila do balcão da companhia antes.

– Guarde bem o cartão de embarque. Ele será pedido em alguns momentos e traz informações como os números do voo e do assento.

– No momento do embarque, é obrigatório passar por um detector de metais e deixar a bagagem de mão em uma esteira ligada a um aparelho de raios X. Antes de passar pelo detector, deixe objetos metálicos nas bandejas que estarão disponíveis. Muitas vezes isso inclui cintos, moedas, chaves e sapatos metalizados, que serão devolvidos assim que passarem pelo dispositivo.

– Vá até o portão indicado no cartão de embarque. Se não estiver escrito lá, veja a informação no monitor que mostra a porta correspondente a cada voo.

– Uma vez no portão, veja se o número do seu voo está escrito no monitor que fica no alto da porta. Fique atento aos chamados pelo alto-falante, pois o portão pode ser alterado pela logística ou conveniência do aeroporto.

No avião

– Dirija-se ao assento marcado no cartão de embarque.

– Preste atenção às explicações dos comissários de bordo sobre os procedimentos de segurança. Não é permitido fumar a bordo, inclusive nos banheiros, onde há detectores de fumaça. Celulares precisam ser desligados ou colocados em modo avião.

– É comum ocorrerem turbulências e isso não significa que o avião irá cair. A recomendação é apenas que os passageiros mantenham a calma, fiquem sentados e mantenham os cintos afivelados.

– Muita gente sente desconforto ou pressão nos ouvidos, principalmente na decolagem e no pouso. Mascar chicletes ou simular bocejos ajuda a aliviar o incômodo.

– Em viagens muito longas, não se recomenda ficar o tempo todo sentado. Melhor dar uma volta para ativar a circulação e reduzir o inchaço comum nas pernas.

Ao desembarcar

– Existem voos diretos, com escala ou com conexão. No primeiro caso, o avião só para na cidade de destino. Quando o voo é com escala, ele aterrissará em uma ou mais cidades, mas os passageiros devem permanecer dentro da aeronave o tempo todo. Nos voos com conexão, é preciso trocar de avião. Nesse caso, basta seguir as instruções de funcionários que estarão na saída orientando o que devem fazer os passageiros “em trânsito” para cada cidade.

– Ao sair do avião, fique atento para não esquecer seus pertences nos bagageiros superiores aos assentos.

– Se a viagem for para o exterior, normalmente vai ser necessário passar pelo setor de imigração, onde será pedido o cartão de embarque, o documento (quase sempre, o passaporte) e o certificado internacional de vacinas e o visto, caso seja exigência do país de destino. É bom ter em mãos também o voucher com a reserva do hotel ou o endereço da casa onde você vai se hospedar, assim como eventuais documentos extras exigidos pelo país de destino.

– Dirija-se à esteira de bagagens. Geralmente, há uma televisão em cada esteira que mostra de qual voo são as malas que serão colocadas ali.

– Muitas malas são parecidas e é fácil as pessoas se confundirem. Confira se a identificação colocada pela companhia aérea no volume tem o mesmo número que está no seu cupom de bagagem. Confira a etiqueta de identificação também.

– Se a mala não chegar ou chegar danificada, procure imediatamente a companhia área. Em geral, elas possuem um balcão na própria sala de desembarque para o registro desse tipo de ocorrência.

E boa viagem!!!

 

Nenhuma mensagem

Deixe uma mensagem

AINDA TEM DÚVIDA?

Fale agora conosco,
Help Center ininterrupto 24 horas todos os dias!

Mobile
55 11 99979-8869
Whatsapp
55 11 99979-8869

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA COTAÇÃO

Primeira vez num avião? Confira aqui as dicas! - 1943