A partir do dia 18/08/2022 o México voltará a exigir a apresentação de visto do turista.
Isso se deve ao entendimento de que muitos turistas estavam se utilizando da entrada no México como subterfúgio para atravessar ilegalmente para os EUA.
Os turistas que precisarem emitir o visto deverão seguir o seguinte procedimento:
- imprimir o formulário, frente e verso em uma única folha, preenchido no site https://www.citas.sre.gob.mx ;
- agendar a entrevista levando, no dia, além do formulário impresso, foto 3×4, o original e cópia do passaporte válido e a documentação de um imóvel do qual seja proprietário, extrato da conta corrente ou cópia do holerite
Quem viaja de navio e faz uma das paradas em território mexicano não necessita do visto, podendo permanecer em solo por até 7 dias.
A exceção também se aplica àqueles que tem visto válido para os EUA, Canadá, Japão, Reino Unido, Grã-Bretanha, Irlanda do Norte ou para qualquer dos Países que fazem parte do Tratado de Schengen.
Caso haja necessidade de emissão de visto em caráter de emergência, o passageiro poderá enviar o pedido por email para tramitesrio@sre.gob.mx (Consulado no Rio de Janeiro), faleconoscosp@sre.gob.mx (Consulado em São Paulo), consuladomexbra@sre.gob.mx (Embaixada em Brasilia), nesse último, mencionando no assunto, em letras maiúsculas “VISA URGENTE”.
Os menores de idade deverão comparecer, na data da entrevista, com o pai e a mãe. Na impossibilidade de um dos dois comparecer, necessariamente deverá outorgar procuração particular, com firma reconhecida, para que o outro acompanhe o menor em seu nome.
O custo do visto é de US$ 48.00 e pode ser pago por PIX, no dia da entrevista. Emitido o visto, ele terá validade de 180 dias.
Essa medida já está impactando negativamente o turismo, especialmente para os famosos destinos Cancun, Cozumel, Riviera Maya e afins.
Temos recebido notícias de que, desde que o portal que havia sido criado para a solicitação online dos vistos apresentou instabilidade, muitos turistas desistiram de viajar para o País, trocando-o por Punta Cana, na República Dominicana e Aruba, que já percebem o aumento na procura.