1 – O que devo (ou não) comer a bordo?
Esqueça alimentos que estimulam a formação de gases, antes e durante o voo. A baixa pressão atmosférica e altitude elevada podem causar desconforto e a sensação de inchaço, por isso prefira alimentos mais leves e de fácil digestão.
2 – Sofro de labirintite. Vou ter problemas durante o vôo?
A viagem de avião para quem sofre de labirintite é desaconselhada apenas em situações de crise. De qualquer forma, peça ao seu médico um medicamento preventivo para controlar os efeitos da inflamação durante o voo.
3 – O vôo vai ser longo. Como posso diminuir o jet lag, após o desembarque?
Para reduzir os efeitos do jet lag, o aconselhado é tentar adaptar – se aos costumes do local de destino. Se o avião chegar pela manhã ao seu destino, evite dormir logo após o desembarque, por exemplo.
4 – Sigo uma dieta alimentar. O que posso comer durante o vôo?
As companhias aéreas servem refeições especiais aos passageiros que tenham restrição alimentares. As refeições, no entanto, devem ser solicitadas com antecedência.
6 – Que tipo de roupa devo usar na viagem de avião?
Roupas leves e confortáveis, a baixa pressão atmosférica pode causar inchaço no corpo, se forem justas, o desconforto pode ser maior. Dê preferencia as peças de algodão ou que contenham strech em sua composição. Não se esqueça de levar em consideração a condição climática do loca de destino. Uma dica é levar um blazer, caso sinta frio dentro ou fora do avião.
7 – Existem acessórios que tornam um vôo mais confortável?
Além de mascaras de olhos e protetores de ouvido, que podem ser facilmente encontrados em Duty-free dos aeroportos ou distribuídos na aeronave, existem acessórios como travesseiros para o pescoço e umidificadores de ar portáteis.
8 – Quais são os lugares mais confortáveis do avião?
As poltronas da primeira fileira, do corredor são as mais indicadas, pois são as menos afetadas por turbulências e pelo barulho da aeronave.
9 – Como driblar aquele problema que pode surgir após a decolagem, o inchaço nos pés?
O recomendado é se movimentar! Andar pelos corredores, movimentar os pés e os joelhos mesmo enquanto estiver sentado. Isso ajuda a manter a circulação e evitar o inchaço. Outra dica é usar sapatos confortáveis.
10 – O que faço para não enjoar?
Procure tomar um anti-emético indicado por seu médico antes do voo. Evite comer muito e não viaje de estomago vazio. Uma dica caso o avião enfrentar uma turbulência e você se sentir mal, respire fundo, aumente a saída de ar sobre a poltrona e concentre a atenção num ponto fixo em sua frente.
11 – Vou viajar de avião com meu bebê. Há um lugar para fazê-lo dormir e trocar as fraldas?
Grandes partes dos aviões, principalmente os de rota internacional, possuem um espaço para acomodar berços nas primeiras fileiras. Solicite durante a reserva e veja se a aeronave possui tais dependências.
12 – O que as empresas aéreas oferecem para entreter as crianças durante o vôo?
Brinquedos, bichos de pelúcia, filmes e canais infantis são alguns dos mimos oferecidos aos pequenos. Ao fazer a reserva, avise que viajará com crianças e irá assegurar este atendimento diferenciado.
13 – As empresas aéreas sabem atender passageiros que precisam de cuidados especiais?
Deixe claro no ato da reserva os tipos de cuidado necessários. Passageiros portadores de deficiência física, idosos e gestantes possuem prioridade no embarque, que é feito cerca de 20 minutos antes dos demais passageiros.
14 – Morro de medo de voar e não consigo lidar com isso. O que devo fazer?
Voar ainda é para muitos, motivo de pesadelos. Para quem não consegue perder o medo, mas precisa viajar de avião, o Instituto Condor de Psicologia e Pesquisa do Medo de Voar oferece atendimento especializado, com monitoramento de psicólogos, pilotos e comissários de bordo.
15 – Ouvi dizer que uma passageira morreu por causa de problemas circulatórios. Isso pode acontecer comigo?
Passar tanto tempo na mesma posição estimula a formação de coágulos, que inclusive podem subir para o coração. Mas isso pode ser evitado com a prática de exercício durante o voo e se mantendo hidratado.
Texto originalmente publicado no site da Triplan.