Depois de toda a burocracia para recolher os documentos necessários, preencher formulários e pagar taxas, chega a tão aguardada entrevista para o visto. Rápida e criteriosa, a entrevista costuma deixar os requerentes bastante apreensivos, o que implicar a recusa na entrada no país.
A decisão do agente consular de ceder ou não o visto, dependerá de fatores como o perfil do candidato, que terá de provar todas as informações apresentadas e que não pretende permanecer em solo americano além do determinado pelo tipo de visto solicitado.
Separamos algumas dicas para auxiliar quem busca a obtenção do visto:
Seja claro e direto
As perguntas feitas pelo agente consular são simples e devem ser respondidas da mesma maneira. Coisas como idade, renda, profissão e quem pagará pela viagem são as mais comuns.
Controle o nervosismo
Isso pode passar falta de confiança, o que pode acarretar na recusa do seu visto. Procure manter – se calmo e responder todas as perguntas de forma confiante.
Não minta
De maneira alguma minta para o agente ou passe informações falsas nos formulários. Isso pode causar sinais de nervosismo e dificultar na hora da concessão do agente, além de causar problemas para obter vistos futuramente.
Mostre os documentos apenas se for solicitado
Muitas vezes, nem há necessidade em apresentar os documentos, mas se forem solicitados, prepare – se para que todos os documentos estejam em ordem e não falte nenhum.
Este artigo foi retirado e adaptado do site Visto Rápido para o conteúdo do site Mais Viagens.