A Holanda é um país lindo, mas um tanto complicado de se entender por conta de sua história repleta de acontecimentos marcantes e importantes para a formação deste povo.
Com essas 7 curiosidades escritas por um brasileiro que reside na Holanda, Daniel Duclos, criador do Blog Ducs Amsterdam, você poderá aprender um pouco mais sobre este país fantástico!
- A Holanda não chama Holanda
A Holanda, na verdade não chama Holanda. Holanda, tanto a do Norte, quanto a do Sul, fazem parte de um conjunto de países pequenos, que juntos formam o País Baixo, nome oficial do país.
Ah é, o que me lembra…
- Os Países Baixos são o País Baixo
Outra curiosidade sobre o nome deste conjunto de países, é que sua nomeação se dá no singular, País Baixo, não Países Baixos como todos o que inclui o Brasil, assimilam. Isso ocorre porque em neerlandês, língua oficial do país, País Baixo é chamado de “Nederland”, ou seja, um único país formado por uma união de países.
Alías…
- O nome da língua dos Países Baixos não é “holandês”
A língua oficial da Holanda, não é holandês, é o neerlandês. Assim como o nome do país em português, a língua oficial segue o mesmo sentido.
- Haia é a sede do governo dos Países Baixos, mas não é a sua capital
Todos atribuem a capital da Holanda a Amsterdam. Acontece que, a cidade é apenas a capital em título honorário, pois a capital do país e sede do governo é Haia.
Segundo Daniel, os habitantes de Haia se divertem: “a gente diz que a capital é Amsterdam pros turistas irem lá e nos deixarem trabalhar em paz”.
- Amsterdam é capital do país, mas não da sua província
Amsterdam pertence a província de Holanda do Norte (Noord-Holland), é a capital honoraria oficial do país, mas a capital de Noord-Holland é a cidade de Haarlem.
- Os Países Baixos são diferentes do “Reino dos Países Baixos”
Os nomes parecidos confundem, mas há uma pequena diferença entre Reino dos
Países Baixos e o País Baixo.
O País Baixo (Holanda) é território europeu, sendo um dos principais países que compõem o Reino dos Países Baixos, junto a outros países como Aruba, Curaçao, Sint – Maarten.
- Os Países Baixos ficam na Europa, exceto…
Como citado anteriormente, os Países Baixos ficam na Europa. Porém, há uma exceção… Na verdade três, são eles Bonaire, Sint Eustatius e Saba, estes três municípios situados no Caribe, fazem parte dos Países Baixos oficialmente desde 2010. Antes, faziam parte das Antilhas Neerlandesas, quando foram dissolvidas, os municípios se tornaram munícipios incorporados como “municípios especiais” e ficaram conhecidos como Países Baixos Caribenhos.
Originalmente publicado no Blog Ducs Amsterdam e adaptado ao conteúdo do site Mais Viagens.