Chapada principal

Chapada Diamantina – O paraíso do ecoturismo e do turismo de aventura

 

istockphoto-577322516-170667aA região, da qual faz parte o Parque Nacional da Chapada Diamantina, oferece atrações e atividades capazes de manter facilmente, o viajante ocupado por um mês. Como se não bastasse as belezas naturais, a Chapada Diamantina, ainda encanta com lindas cidades históricas, gastronomia bem elaborada e um pessoal muito hospitaleiro. É daqueles lugares que entram para a lista dos que temos certeza de voltar um dia e de onde sempre sentiremos saudades.

Apaixonar-se pela Chapada Diamantina, não é difícil. Basta um pôr do sol no alto do Pai Inácio, para o coração bater mais forte e você cair de amores.

poço encantadoDifícil não se emocionar, com os raios de luz no Poço Azul e no Poço Encantado, com o arco-íris formado pela água da Cachoeira da Fumaça ou pelo caminho em meio ao cânion, que leva à Cachoeira do Buracão.

cachoeira buracãoA Cachoeira do Buracão, está entre as prediletas, por proporcionar a maravilhosa experiência de nadar dentro de um cânion, até chegar ao poço da grande queda.

cachoeira-da-fumacaJá a Cachoeira da Fumaça, se destaca por ser uma das maiores quedas do Brasil. Bem pertinho do centro de Lençóis, a Cachoeira do Sossego, agrada pela bela queda, grande poço e por envolver um certo grau de aventura em uma trilha de dificuldade média, mas que não exige pernoite.

Bastará um banho nas águas avermelhadas da Chapada Diamantina, dessa tonalidade em razão da argila, para recarregar as energias e entender que ali é um dos melhores lugares do Brasil, para quem deseja intenso contato com a natureza.

lagoa azulVisite também, os poços da Chapada Diamantina e assista ao espetáculo dos fachos de luz! Além das cachoeiras, a Chapada, também oferece a deliciosa experiência de mergulhar em poços de água transparente, muitas vezes, com incrível tom de azul.

Os mais famosos poços da Chapada Diamantina, são conhecidos pelo fenômeno da luz do sol, que, ao entrar pelas frestas das grutas, atinge a água e forma um lindo facho de luz. A cena está entre as mais belas da Chapada Diamantina, e também, é um dos principais cartões postais da região.

Os poços mais procurados para poder ver o fenômeno, são o Poço Azul e o Poço Encantado. Para ver a cena, é preciso fazer a visita em períodos específicos do ano e do dia, quando o sol entra pela posição exata nas fendas das rochas, mais especificamente, entre os meses de fevereiro e outubro, nos horários das 12h30 às 14h00. No local é permitida a flutuação no poço dentro da gruta.

Trilhas também são o forte da Chapada! Percorrer trilhas está entre as atividades mais comuns da Chapada Diamantina. Há trilhas para todos os tipos de turista, com diferentes graus de dificuldade e tempo de percurso. Mesmo quem não tem preparo físico ou aptidão para longas caminhadas, poderá sentir o gostinho de fazer percursos em meio à natureza. O ponto final do passeio, quase sempre, é uma cachoeira ou um lindo poço para banho, mas o caminho para chegar até eles é repleto de lindos cenários. Por isso, aproveite e conheça o maior número de trilhas que puder! Para quem não tem muita habilidade e preparo físico, o ideal é fazer trilhas curtas e fáceis, como as da Cachoeira do Mosquito, Ribeirão do Meio, Poço do Diabo e Parque da Muritiba.

gruta lapa doce 2Não deixe de visitar as grutas dentre as quais, das mais procuradas, estão a Gruta da Torrinha e a Gruta da Lapa Doce, as duas na região de Iraquara e bem próximas uma da outra. Elas são as mais visitadas por fazerem parte dos passeios das agências de turismo, mas há outras opções para quem está viajando por conta própria. É o caso da Gruta da Fumaça, também localizada em Iraquara. Ela tem lindo interior e é considerada uma das mais completas do país em termos de espeleotemas. O destino é inteiramente apaixonante!

Chapada Diamantina is a region of Bahia state, in the Northeast of Brazil.E por fim, experimente a culinária regional! A culinária está entre os pontos fortes da Chapada Diamantina. A região oferece bons restaurantes, com cardápios que vão dos simples “PFs” (os pratos feitos), até menus bem elaborados e com releituras de tradicionais pratos locais. Lençóis, é a principal base para quem deseja investir em sabores baianos. Por lá, será possível ir da moqueca à carne de sol.

Lençóis, também agrada os turistas que buscam sabores internacionais. Os restaurantes investem em cardápios bem elaborados e tudo pode ser acompanhado de deliciosas cervejas artesanais da região. O tour gastronômico não se restringe a Lençóis e segue por toda a Chapada Diamantina, com sabores como o pastel de jaca aos pés da trilha para a Cachoeira da Fumaça e a pizza integral do Vale do Capão, parada obrigatória para quem está na região.

Prontos para conhecer esse pedacinho de paraíso?

AINDA TEM DÚVIDA?

Fale agora conosco,
Help Center ininterrupto 24 horas todos os dias!

Mobile
55 11 99979-8869
Whatsapp
55 11 99979-8869

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA COTAÇÃO

Chapada Diamantina – O paraíso do ecoturismo e do turismo de aventura - 2274