Situado no Sudeste Asiático, Filipinas, devido às suas paisagens, das praias paradisíacas, águas cristalinas e vastos recifes de coral, têm atraído cada vez mais, nos últimos anos, a atenção dos viajantes. Além das belas paisagens, as Filipinas, podem se orgulhar do seu povo extremamente atencioso, sorridente e de bem com a vida, apesar da vida humilde que leva. São também, ótimos cantores, com muito senso de humor e uma honestidade sem igual. O inglês é fluentemente falado em qualquer das ilhas.
Não existem vôos diretos para as Filipinas. Incluindo a conexão, geralmente em Istambul, Hong Kong ou Dubai, saindo de São Paulo com destino a Manila (cidade onde se encontra o principal aeroporto internacional), o tempo de viagem fica em torno de 27 horas.
De praias lindíssimas e praticamente desertas, aos shoppings lotados, há sempre algo para se fazer nas Filipinas. São várias opções para todos os gostos, desde o mergulho em naufrágios da Segunda Guerra, lagoas de água cristalina, mirantes com vistas dignas de cenários de filmes, da natureza até a história, pode-se ir fundo no legado cultural deixado pela colonização espanhola, que influenciou no idioma, na religião e até na comida!
Vocês encontrarão, nas Filipinas, cidades históricas, bairros e museus que preservam séculos de grandes mudanças em seus muros e muito mais! Sua primeira parada provavelmente será em Manila, a caótica capital do país. Não cometam o erro de ignorá-la-la. Embora não tenha praias ou grandes atrativos naturais por perto, a cidade conta com uma vibrante vida noturna e excelentes opções de compras e lazer, além de um pôr do sol inesquecível em frente à baía.
Encarem uma viagem nos típicos jeepneys, jipes modificados e coloridíssimos, que funcionam como transporte público nas grandes cidades. Passeiem nos charmosos paraw, barcos tradicionais filipinos com uma aparência peculiar, que lotam as praias, levando os turistas de uma ilha à outra.
As Filipinas são muito mais que El Nido e Boracay! Não percam a chance de dar espaço para conhecer outras ilhas como Coron, Panglao, Cebu e Bohol, onde, com certeza, vão se surpreender com as inúmeras atividades disponíveis em cada uma delas.
Como paradas obrigatórias para os que curtem umas comprinhas, damos a dica do Shopping Greenhills. Ali, para quem procura um lugar em Manila para passar o tempo, mergulhar na cultura local ou simplesmente comprar lembrancinhas com os melhores preços, seja qual for o seu objetivo, este grande mall vai atender!
Ainda, embora Manila seja banhada pelo mar, sua área costeira é formada basicamente por manguezais e terminais portuários, o que não significa que não seja possível se divertir na “praia de Manila”…
Em frente à baía de Manila, próximo a atrações como o Rizal Park e a Chinatown, destaca-se o Baywalk, um longo calçadão que percorre boa parte da extensão litorânea da cidade. Não dá para tomar banho, mas caminhar na presença da brisa do mar é um alento para os dias de calor. Pelo caminho, há bares, restaurantes, famílias inteiras passeando e até quem se arrisque a pescar. E o principal: um pôr do sol absolutamente inesquecível.
El Nido é uma famosa praia filipina, localizada na turística ilha de Palawan. Até pouco tempo desconhecida dos turistas estrangeiros, a praia virou moda graças às suas paisagens idílicas, que misturam águas límpidas e transparentes, florestas e paredões rochosos, em um cenário que encanta à primeira vista.
Recém-reaberta após um longo período interditada para revitalização ambiental, Boracay é a ilha mais famosa das Filipinas. Um paraíso tropical, rodeado de águas em degradé de azuis e areia branquinha, que exportou a imagem do país como um destino detentor das melhores praias do mundo, competindo de igual para igual, com outros destinos populares no Caribe e Pacífico. Os resorts em frente a praia não poupam esforços para oferecer experiências de luxo e sofisticação e há sempre cadeiras confortáveis para quem pretende só relaxar e tomar sol. Apreciadores de esportes aquáticos ficarão entretidos com a variedade de opções de snorkel, mergulhos autônomos, jetski, dentre outras atividades.
O centro histórico de Intramuros é a principal atração de Manila. Seu distrito mais antigo era uma cidade murada no passado, e até o fim da colonização espanhola, era o que representava de fato a capital das Filipinas. Com fortificações, catedrais, conventos e monastérios, visitar Intramuros é essencial para entender um pouco mais da história do país e o período do domínio espanhol.
Nem só de praias vivem as Filipinas!! A poucas horas de viagem, encontramos as quedas d’água de Pagsanjan (também conhecida como Magdapio Falls). Com quase 20 metros de altura, o tamanho pode não impressionar, mas o caminho cênico compensa, em meio à densa floresta em um cânion. Em alguns dias de sorte, macaquinhos serelepes dão o ar da graça, enfeitando a paisagem.
Puerto Princesa é a capital da ilha de Palawan, onde fica localizada El Nido, uma das praias mais famosas das Filipinas. A cidade também é considerada a “mais verde” do país, e é bem urbanizada e segura, embora a princípio não chame muito a atenção. A maior parte dos viajantes costuma visitá-la apenas como um meio mais barato de chegar a El Nido, já que voos diretos para lá custam muito mais caro do que ir de avião de Manila até Puerto Princesa e depois seguir 230 km por terra até El Nido.
É muito provável que você nunca tenha ouvido falar da culinária filipina. Ao contrário da gastronomia mundialmente famosa dos vizinhos Japão e Tailândia, o fato é que os pratos filipinos carecem de um maior cuidado com a apresentação, tornando-os visualmente pouco atraentes. O que de maneira alguma significa que sejam ruins… pelo contrário! Com influências espanholas, indianas, chinesas, americanas e características próprias desenvolvidas ao longo do tempo, a culinária filipina é um verdadeiro caldeirão cultural.
A exemplo de outros países na Ásia, o arroz é o alimento base das refeições Filipinas. Come-se no café da manhã, almoço e jantar. É bem comum encontrar restaurantes com “refil ilimitado” de arroz. Para uma boa introdução à culinária local, experimente o Adobo, sem dúvidas o prato nacional das Filipinas: pode ser tanto feito com frango, porco ou ambos, servidos em um ensopado de shoyu (molho de soja) com alho e vinagre. Além desse prato, existem outros bastante populares entre o povo filipino como o Silog, o Ginataang langka, uma sopa de caroços de jaca cozidos com leite de coco e camarão, e o Lechón, leitões gigantescos girando em espetos sobre churrasqueiras.
Enfim, há muito o que se falar e, mais ainda, que se visitar, nesse destino dos sonhos!! Que tal conhecerem as Filipinas na próxima viagem?