Dicas de viagem

FLORIANÓPOLIS – A ILHA DA MAGIA

Você certamente já ouviu falar da “terra dos Manezinhos”, não é mesmo? É como, gentilmente, são chamados os locais da ilha, que têm um sotaque bem arrastado!

Um dos destinos mais disputados da região sul do Brasil, Florianópolis é digna de nota dez, quando o assunto é belas praias. Mas engana-se quem acha que só tem praia para visitar em Floripa.

O destino proporciona, aos viajantes, dunas exuberantes, vários spots para clicks do pores do sol, múltiplos lugares para a prática de esportes e do famoso Sandboard (uma espécie de surf na areia); lagoas gigantes, belas trilhas, ótimos restaurantes e noite agitada, fazendo-se então, o local perfeito para quem gosta de praticidade e prefere não ficar se deslocando de, ou para, lugares muito afastados.

Além disso, oferece um leque cultural incrível no centro da cidade, onde é possível apreciar a bela arquitetura histórica da cidade, visitar a feirinha de artesanatos da praça Praça XV de Novembro (aos domingos), e aproveitar as noites badaladas da Avenida Beira Mar Norte!

Dentre as principais praias podemos indicar sem medo:

Campeche possui um centro de surfe e kitesurfe, cheio de pousadas e bares, com vista para a Ilha do Campeche. A reserva natural do Morro Lampião tem, como ponto de destaque, um morro que, antigamente, era iluminado para a sinalização aos pilotos de aviação e tem vista panorâmica para a costa e para o pôr do sol. A avenida principal, Pequeno Príncipe, é repleta de lojas de conveniência,sushi bares e pizzarias. Já na areia, não há quiosques, sendo que, toda a bebida e comida consumidas na praia, são vendidas por ambulantes. A praia é mais vazia do que as demais, mesmo em alta temporada e é ótima para quem procura descanso ou para a prática do surfe.

Canasvieiras fica entre as praias de Jurerê e Cachoeira do Bom Jesus. É a sede do distrito de mesmo nome. Durante o verão, Canasvieiras se transforma em um dos destinos mais movimentados da ilha. A areia é ocupada por pessoas de todas as idades porque o mar, ali, é mais calmo. Assim como Campeche, não há quiosques e os serviços de bebida e alimentação também são realizados por ambulantes.

A Praia da Joaquina, é um point muito procurado por surfistas. Já foi inclusive, sede de alguns campeonatos mundiais! Além disso, a praia possui fácil acesso às pedras, de onde é possível admirar um belíssimo nascer do sol.

Dispondo de inúmeros bares, casas noturnas “pé na areia”, restaurantes, sorveterias e lojas de conveniências, fazem com que essa seja uma das praias favoritas dos visitantes. Mas fique ligado! Na alta temporada, durante o dia, a praia é muito agitada e o acesso é extremamente concorrido. Portanto, quando for visitar o destino programe-se para chegar bem cedo e prepare-se para o trânsito na volta. Mesmo assim, é uma das praias imperdíveis, fazendo valer todo o esforço!

Jurerê, é uma praia dividida em duas partes: Jurerê Internacional, um empreendimento imobiliário famoso por suas residências de luxo e a outra porção, que já existia antes, chamada de Jurerê Tradicional ou Jurerê Velho, para diferenciar da outra parte. A praia de águas mais calmas, é muito frequentada por famílias mas, em alta temporada, também abriga o público jovem de classe alta e pessoas famosas, que compram pacotes, principalmente de Réveillon, para o disputado beach club Café de La Musique. Esse beach club, inspirado em balneários europeus, oferece coquetéis, sunsets e música ao vivo. Para quem gosta de uma boa badalação, esta opção não pode ficar fora da lista!

A Praia do Rosa, é um dos principais cartões postais de Florianópolis e, também é muito procurada por surfistas, já que fica próxima a Guarda do Embaú, um dos santuários dos praticantes do esporte. No verão, a água fica azul turquesa e garante belíssimas fotos! O nascer do sol é digno de aplausos e vale a pena acordar cedinho para apreciar. Da praia, é possível visitar a piscina natural do Rosa Norte. Porém, a trilha se inicia por pedras e é necessário bastante cuidado na travessia Em determinadas épocas do ano (mais comumente em julho e novembro), é possível observar no mar, a olho nu, das areias da praia, as baleias Jubarte, um espetáculo natural imperdível! E, por último, mas não menos importante, não deixe de experimentar o pastel de camarão do Rosa Grill que fica na Rosa Sul!

Praia Mole, está localizada próxima a Lagoa da Conceição no leste da ilha e, apesar da beleza estonteante (o que já justifica muito bem a necessidade da visita), possui águas muito agitadas e areias que afundam facilmente (daí o nome “Praia Mole”), não sendo recomendada para banho. Oferece muitos bares e quiosques na areia, sendo um deles, inclusive, no canto esquerdo da praia, voltado para o público LGBTQIA+. Também é uma das praias mais cotadas como point de Réveillon, pelos jovens.

Em se tratando de hospedagem, para melhor aproveitamento da ilha, especialmente em alta temporada, recomendamos dividir o período de hospedagem entre norte e sul da ilha, pois o trânsito é bem intenso o dia todo, podendo levar várias horas para cortar a ilha de carro. O transporte público funciona muito bem e os terminais estão espalhados estrategicamente pela cidade, possibilitando o fácil acesso à toda ilha. Em baixa temporada recomendamos hospedagem no leste da ilha, próximo à Lagoa da Conceição.

Falando de gastronomia, o destino é perfeito para quem aprecia frutos do mar, já que é o prato predominante da ilha. No entanto, lá se encontra de tudo: hamburguerias, pizzarias, muita opção de restaurantes veganos e até restaurantes por quilo! É só escolher!

Que tal conhecer a “Ilha da Magia” e se encantar com todas as belezas que o litoral oferece?