Dicas de viagem

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O TRANSPORTE DE BAGAGENS EM VIAGENS AÉREAS: EXCESSO DE BAGAGEM

Evite comprar passagens para o exterior separadamente

Se você emitir trechos de sua viagem fora do Brasil poderá ter uma surpresa bem desagradável: o limite de peso pode ser diferente dos 32 kg permitidos em passagens adquiridas no Brasil. Por exemplo, se você viajou para a Inglaterra e de lá decide comprar um bilhete para a Itália, o limite de bagagem dessa viagem poderá cair para 20 kg.

Alternativa para não pagar o excesso de bagagem

Em trechos internos de uma viagem no exterior, você pode utilizar o guarda-volumes de um aeroporto para guardar parte de sua bagagem. Depois, na volta, é só retirar seus pertences.

Companhias aéreas de baixo custo na Europa e América do Norte

A maioria dessas empresas oferecem franquias menores de bagagem, com limites de peso que podem chegar a apenas 15 kg.

Dicas para lidar com o peso extra

– Utilize uma mala feita de material leve.

– Na hora de fazer a mala, pense se realmente precisa levar uma peça ou um calçado que somente usará em um dia.

– Procure levar uma bolsa vazia dentro da mala. Em algumas companhias aéreas, é mais econômico pagar uma peça extra do que quilos excedentes.

– Muitas companhias aéreas permitem o pré-pagamento do excesso de bagagem com desconto. Se você já sabe que voltará com malas muito pesadas, procure se informar no site da empresa alguns dias antes do embarque.

O que acontece se houver excesso

Normalmente, você paga uma taxa pelo excesso de peso. No entanto, a companhia aérea pode obrigar o passageiro a se livrar de parte da bagagem. Vale lembrar que a taxa pode ser bem elevada, em alguns casos, ultrapassando o valor do bilhete aéreo.

Excesso de peso em voos nacionais

As companhias aéreas cobram 0,5% do valor da passagem aérea por quilo excedente. Vale lembrar: neste caso, o preço do bilhete aéreo refere-se à tarifa cobrada no dia do embarque. Ou seja, é um valor bem mais alto em relação aos preços promocionais praticados semanas antes.

Fonte: UOL