Salar de Uyuni. O maior deserto de sal do mundo e, também, o maior depósito de lítio.
Com quase 12.000km2 e concentração de 6 bilhões de toneladas de sal, é maior que a Cidade de São Paulo inteira, que tem 8.000km2.
Na pré história foi um mar que secou mas, na altitude de 3.500m e cercado por montanhas, não escoou e represou todo o sal que restou da evaporação da água.
Nas épocas de estiagem, o Salar fica completamente seco e os blocos de sal se racham, formando figuras geométricas cuja claridade chega a cegar!
No final das épocas de chuvas, em janeiro e agosto, deposita-se sobre o sal uma fina camada de água que reflete, com perfeição, o reflexo do céu e as fotografias do nascer e por do sol são as mais lindas já vistas!
Também nesta época, o pessoal que faz este passeio costuma tirar fotos engraçadíssimas, aproveitando a imensidão branca, os reflexos do céu na lâmina d´água e a distância, como nas fotos abaixo:
O Salar situa-se a 500km do aeroporto de La Paz e, para conhecer o Salar, recomenda-se fazer o passeio de 2 formas diferentes:
Saindo da pequena Cidade de Uyuni, pode-se comprar o passeio de 4 dias, em um veículo 4×4, com capacidade para até 6 pessoas que passa pelo Salar de Uyuni e possibilita tirar fotos fantásticas, por Isla Incahuasi, onde pode-se ver cactos com até 10m de altura, cavernas, que são resquício da época em que o lugar ainda era um mar, seguindo para os geisers, ainda ativos e as piscinas termais.
O final da viagem termina na Reserva Nacional da Fauna Andina Eduardo Avaroa, onde encontram-se a Lagoa Negra, a lagoa Verde e a Laguna Colorada, esta última, em vários tons de vermelho. As acomodações são muito simples e o motorista é o guia de viagem, o cozinheiro, o faz tudo.
Pode-se também sair de San Pedro de Atacama, no Chile, fazendo o mesmo percurso (só que inverso) e, partindo de lá, existe a possibilidade de pagar um pouco mais e se hospedar no Hotel de Sal Tambo Loma, construído de blocos de sal extraídos do Salar.
Em se tratando de uma viagem de 4 dias em um carro, a viagem é cansativa, as acomodações bastante simples e a comida, suficiente para não deixar ninguém na mão. No entanto, cada lugar é inacreditável, a paisagem é fantástica e as fotos…ahh, as fotos….essas falam por si só….
E ai? Vamos conhecer o maior deserto de sal do mundo?