Tem quem ache que são ilhas diferentes…ou que a grafia de uma ou de outra está errada. Não!!! É uma única ilha dividida por duas colonizações: a holandesa e a francesa. Há dez anos, mais ou menos, tinha-se a clara impressão de que, do lado francês da ilha, estavam os melhores hotéis e do lado holandês, as melhores praias.
Mas hoje, a divisa entre Sint Maarten e Saint Martin só é bem marcada no mapa, enquanto que, na vida real, não passa de uma placa no acostamento da estrada.
Devastada por um furacão categoria 5 há pouco mais de 2 anos, a ilha vem sendo reconstruida rapidamente para recuperar sua maior fonte de renda, que é o turismo. E não é à toa! As praias, em ambos os lados, são paradisíacas!
Não acredito que exista alguém que nunca ouviu falar da famosa “praia do aeroporto”, a Maho Beach! Tendo o Sonesta como seu principal hotel, é uma praia de tombo, com estreitíssima faixa de areia, águas cor turquesa e…o mais inusitado….fica a menos de 5 metros das grades de contenção da cabeceira da pista do aeroporto Princess Juliana!
Esta proximidade trouxe fama para a praia que recebe centenas de turistas (a maior parte vinda de Cruzeiros Marítimos aportados na ilha) que ficam no aguardo do pouso do boeing da El Al ou de aeronaves de menor porte, que, de qualquer forma, provocam grande frenesi na platéia ansiosa! O momento da decolagem é outro que traz balbúrdia…as pessoas se agarravam às grades de contenção (essas da foto acima) e ficavam posicionadas exatamente atrás das turbinas dos aviões, para sentir a força dos motores!
Hoje, essa aventura não é mais permitida em razão do risco da força do vento jogar longe as pessoas desavisadas…mas quem já esteve ali anos atrás e presenciou a cena, não esquece nunca mais!
No entanto, a 10 minutos dali a pé, encontra-se a Mullet Bay Beach. Na minha opinião, a praia mais fantástica da ilha! Uma praia de larga extensão, grande faixa de areia e águas cristalinas e calmas. Quiosques de sapé alinhados perfeitamente, com espreguiçadeiras que convidam ao relaxamento, às dezenas, à disposição para locação (não é caro alugar pelo dia todo) para sentir o sossego de estar no paraíso! E não falta espaço para se acomodar!
No canto esquerdo uma formação rochosa propícia para o snorkeling, com uma variedade de tamanhos, cores e tipos de peixes que jamais vi! Dica: leve saquinhos de sucrilhos para esmigalhar e jogar na água para atrair os peixinhos! As crianças, e até os adultos, vão ficar apaixonados pelo lugar!!
Se fizer a visita à Ilha como uma das parada de um cruzeiro, vai dar pena ir embora! Você vai torcer para ser esquecido lá!
O lugar vale uma visita mais prolongada….diria uns 5 dias só ali, para aproveitar tudo o que esse lugar fantástico tem a oferecer!