Dicas de viagem

Spa, Stavelot e Malmedy – O Turismo e o Automobilismo

Acho que todo mundo já ouviu falar da Bélgica e das cidades mais conhecidas, como Bruges e Bruxelas, mas não é delas que eu vim falar hoje. Vocês já ouviram falar das cidades Spa, Stavelot e Malmedy ?! A menos que você seja amante do Automobilismo, é bem provável que não. E é para apresentar essas belezinhas da província de Liège, que escrevi essa matéria.

Começo por Spa. A cidade, é famosa por suas termas, desde os tempos da Roma Antiga, quando era chamada Aquae Spadanae, denominação possivelmente relacionada com spargere (em latim, “lançar aqui e ali” – espalhar gotículas).

Outro ponto interessante da cidade, é o Lake Warfaaz, um lago artificial. A barragem foi construída em 1892 no rio Wayai. Lá, é permitida a prática de esportes aquáticos, incluindo pesca e, bem perto dali, é possível visitar a Domaine de Bérinzenne, uma propriedade destinada ao funcionamento de um luxuosíssimo SPA, realizar eventos, alugar apartamentos para temporada com a família, visitar o museu da Floresta e Água “Pierre Noé” (muito indicado para crianças) e fazer caminhada, tudo num ambiente muito agradável e de natureza abundante!

Stavelot, onde se situa a Vila Francochamps, é ótima para a pratica de atividades ao ar livre e para caminhada. A cidade, abriga também, a Coo Waterfall, esta cachoeira, bem no coração da vila de Coo, não é apenas deslumbrante: é também a mais alta natural de toda a Bélgica. O rio Amblève, desce a 15 metros de altura e pelas redondezas, é possível acampar. Vale muito a pena conhecer!

Malmedy, tem um lindo centro histórico, e abriga o museu Baugnez 44 Historical Centre, com vários objetos da segunda guerra mundial. Esse museu, mostra vários artefatos, tanto do lado dos aliados, como do lado dos alemães. Há carros, armas, vestuário e muito mais. Ele não é grande, mas tem uma grande quantidade de itens expostos. O museu também dispõe, gratuitamente, de áudio contando um pouco das batalhas da região.

Agora, uma coisa em comum que essas três cidades têm, além de pertencer à mesma província (Liège), é o Circuito de Spa – Francorchamps. O Circuito de Spa-Francorchamps, é um autódromo, considerado uma das grandes catedrais do automobilismo, onde é exibida, uma das maiores atrações esportivas do mundo, o Grande Prêmio da Bélgica! É um prato cheio para os amantes de Fórmula 1. Lá, você encontra turistas do mundo todo que se reúnem para assistir os pilotos percorrendo os 7,004 quilômetros do Circuito, ao longo de 44 voltas, em busca da vitória.

Até pra quem não gosta tanto assim de Formula 1, vale a pena conferir as lindas atrações dessas charmosas cidades Belgas, além, de apreciar um delicioso chocolate, claro!